Voltar

Notícia

15/08/2017

Voluntariado Jovem - Experiência Hurtado

"Um cristão sem preocupação intensa de amar é como um agricultor despreocupado com a terra, um marinheiro desinteressado do mar, um músico que não cuida da harmonia. Sim, o cristianismo é a religião do amor!"

Hoje, 18/08, fazemos memória de 65 anos da passagem de Santo Alberto Hurtado, jesuíta chileno que dedicou sua vida aos empobrecidos, trabalhadores e jovens. Inspirados por esse legado apostólico e social, o Centro Magis Anchietanum lança uma experiência de Voluntariado Jovem para quem tem o desejo de "Ser + para os demais" mesmo frente a um cotidiano intenso de atividades, ou seja, que é possível se dedicar algumas horas por semana, sem perder de vista uma entrega engajada, com aprofundamento na formação, oração e partilha. 

O que é a Experiência Hurtado? 

Faz parte do desejo - mas também de uma emergência - do Centro Magis Anchietanum, a partir do espírito do Programa Magis Brasil, oferecer aos jovens, sobretudo os que estudam e trabalham (uma condição comum no dia-a-dia da juventude) um voluntariado em que não é necessário a dedicação exclusiva durante um longo período de tempo, mas que é possível servir o quanto seja possível, com regularidade engajamento. Portanto, a Experiência Hurtado, a partir da mística dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, é mais uma via do/a jovem poder estar nas fronteiras, de acordo com sua disponibilidade. 

Como funciona na prática?

A Experiência Hurtado funcionará a partir de algumas etapas:

Pré-inscrição: é uma fase em que vamos conhecer o perfil e motivações do/a jovem que quer viver essa experiência, assim como a disponibilidade de tempo. Para se inscrever (até o dia 31/08), CLIQUE AQUI.

Seleção das obras: a partir do perfil e disponibilidade de tempo, vamos buscar uma obra parceira para o/a jovem realizar o voluntariado, em diversas frentes de trabalho: pessoas em situação de rua, imigrantes, refugiados, encarcerados, crianças em situação de risco etc.  

Formação: antes de começar o trabalho de fato nas obras, propomos um momento de formação com todos os/as jovens que irão participar da Experiência, para discutirmos e refletirmos as questões centrais da exclusão na cidade de São Paulo. 

Trabalho: a realização do voluntariado nas obras, organizando o trabalho junto com o responsável que coordenada a obra. O trabalho deverá ser regular. Exemplo: se o/a jovem se comprometer com seu sábado pela manhã, por exemplo deverá ir para a obra todo sábado pela manhã, salvo siuações que serão conversadas

Partilha e vivência: concomitantemente com o trabalho, vamos organizar momentos de partilha e oração para aqueles/as que estão fazendo a experiência, inclusive nas atividades já previstas do Centro Magis Anchietanum

Público

Jovens de 18 a 32 anos, residentes na Grande São Paulo e que tenham disponibilidade visitar uma obra com regularidade e desejo de servir, a partir do despojamento, escuta e coração aberto. 

Para dúvidas e mais informações, entre em contato Osvaldo Meca, da equipe do Anchietanum e responsável pela atividade: osvaldo@anchietanum.com.br. 

 

Para fazer a pré-inscrição na Experiência Hurtado,
CLIQUE AQUI

 

 

 

Compartilhe:

Comente pelo Facebook:

Prepare sua agenda

Outubro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Newsletter

Fique por dentro de todas as nossas atividades.

Rua Apinajés, 2033, CEP: 01258-001 - São Paulo/SP - Tel.: (11) 3862-0342 / 96465-1414
Horário de atendimento da secretaria: 13h às 19h – de segunda a sexta. Das 9h às 14h – aos sábados.

Anchietanum - Copyleft - Permitida a reprodução, sem moderação desde que citados o link e a fonte

Produzido por Plank