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Notícia

06/07/2017

Aula sobre o conceito de juventude nas políticas públicas e nas ações coletivas abre 2º Módulo de aulas da Especialização em Juventude

 

Na última segunda-feira, 3 de julho, iniciou-se o Módulo II de aulas presenciais da Especialização em Juventude, com aula inaugural ministrada pelo professor Luís Antônio Groppo, doutor em Ciências Sociais, professor da Universidade Federal de Alfenas/MG e autor de “Uma Onda Mundial de Revoltas - Movimentos Estudantis de 1968”, “Juventude: Ensaios Sobre Sociologia e História das Juventudes Modernas”, entre outros.

Groppo retomou as concepções clássicas de juventude, a partir da sociologia que abordou a juventude como uma fase determinada biologicamente, com caráter transitório e propedêutico. Além disso, o professor também enfatizou os diferentes signos de juventude presente nas políticas públicas dos últimos governos federais: jovens vulneráveis, jovens em transição e jovens como sujeito de direitos etc.

Para Groppo, as ações coletivas, encabeçadas por jovens e desencadeadas a partir de junho 2013 apresentam novas formas de organização juvenil, ancoradas na horizontalidade, na autogestão e na ampla participação. Elas podem ser entendidas como "sintomas", cuja interpretação ajudaria a revelar do que os/as jovens sofrem e o que desejam. As diversas manifestações juvenis têm colocado em evidência, principalmente, a crise de credibilidade do sistema político de representação, a insatisfação diante dos limites das políticas sociais e os limites das políticas públicas de juventude.

Os/as estudantes da Especialização seguem em aulas até o dia 21 de julho. Neste módulo, ministram disciplinas o professor Juarez Dayrell e a professora Regina Novaes, duas referências importantes nos estudos de juventude no país.

Esta é a nona edição do Curso promovido pela Rede Brasileira dos Centros e Institutos em Juventude, em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, e atualmente coordenado pela equipe do Centro Magis Anchietanum. A iniciativa surgiu a partir da identificação das demandas e desafios que emergem da prática cotidiana com os/as jovens nas atividades educativas formais e não formais, assim como na evangelização de jovens. O Curso é resultado de um reconhecimento da crescente importância que essa categoria social assumiu a partir do início do século XX, ganhando cada vez mais relevância para compreender as sociedades modernas, seu funcionamento e suas transformações.

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